História da Alfa Romeo
Em 1907, Cavaliere Ugo Stella, um aristocrata de Milão e Alexandre Darracq, fabricante de carros francês fundaram a companhia "Darracq Italiana", que começou a produzir automóveis Darracq em Nápoles.
Com o fim da parceria, Stella, com o financiamento de outros investidores italianos moveu a linha de produção para uma fábrica desativada em Portello, subúrbio de Milão, mudando, na ocasião, o nome da empresa para ALFA - Anonima Lombarda Fabbrica Automobili. O primeiro carro produzido inteiramente pela companhia foi o modelo 24 HP de 1910, desenhado por Giuseppe Merosi (tendo este nome devido à potência gerada por seu motor).
Posteriormente, Merosi participou do desenvolvimento de novos carros da ALFA, com motores mais potentes, de 40 a 60 hp. A ALFA também se aventurou nas competições automobilísticas, com os pilotos Franchini e Ronzoni participando da Targa Florio de 1911 pilotando modelos 24 HP. Entretanto, com o início da I Guerra Mundial, a produção ficou paralisada por 3 anos.
Nicola Romeo assumiu a direção da empresa em 1916 e converteu a empresa numa fábrica bélica para atender as necessidades da Itália e dos aliados durante a I Guerra Mundial. Munição, motores e peças para aviões, geradores e compressores baseados nos motores de carros anteriormente produzidos e até locomotivas foram produzidas pela ALFA durante a guerra. Com o fim da guerra, Nicola Romeo assumiu o controle total da empresa, e a fabricação de carros foi retomada em 1919. Em 1920 o nome da empresa foi alterado para Alfa Romeo, e o Torpedo de 20 a 30 HP foi o primeiro carro fabricado sob a nova marca. Giuseppe Merosi continuou como designer-chefe e a companhia continuou a produzir bons carros de rua e carros de corrida de sucesso (dentre eles o 40-60 HP e o RL Targa Florio).
Em 1923, o então piloto da equipe Alfa Romeo, Enzo Ferrari, convenceu Vittorio Jano a abandonar a FIAT e substituir Giuseppe Merosi na equipe de design da Alfa Romeo. O primeiro modelo concebido sob a supervisão de Jano foi o P2 Grand Prix, que deu à Alfa Romeo o título mundial de 1925. Para carros de rua, Jano desenvolveu uma série de motores pequenos e médios de 4, 6 e 8 cilindros em linha baseados no motor do P2 que estabeleceram a arquitetura de motores clássica da Alfa Romeo: Construção em liga-leve, câmaras de combustão hemisféricas, velas em posição central, duas válvulas em linha por cilindro e câmara de combustão dupla. Tal arquitetura provou-se durável e potente.
Em 1928 Nicola Romeo abandonou a empresa, quando esta foi à falência. Em 1933 a Alfa Romeo sofreu uma intervenção do Governo italiano, que passou a ter o controle da empresa. A Alfa Romeo passou a ser um instrumento da Itália de Mussolini, um Emblema Nacional. Durante a II Guerra Mundial a fábrica da Alfa Romeo foi bombardeada e com muito custo voltou a ser rentável após a guerra. Parou de fabricar carros luxuosos, dedicando-se à produção em massa de carros populares.
Em 1928 Nicola Romeo abandonou a empresa, quando esta foi à falência. Em 1933 a Alfa Romeo sofreu uma intervenção do Governo italiano, que passou a ter o controle da empresa. A Alfa Romeo passou a ser um instrumento da Itália de Mussolini, um Emblema Nacional. Durante a II Guerra Mundial a fábrica da Alfa Romeo foi bombardeada e com muito custo voltou a ser rentável após a guerra. Parou de fabricar carros luxuosos, dedicando-se à produção em massa de carros populares.
Na década de 60 a Alfa Romeo tornou-se famosa por seus carros pequenos e modelos desenhados especialmente para a polícia italiana - "Pantere" e Carabinieri; dentre eles o glorioso "Giulia Super", ou o 2600 Sprint GT, que recebeu o apelido expressivo de "Inseguimento" (por ter sido confundido com o carro utilizado pelo famoso agente de polícia, e inigualável motorisa Armandino Spadafora na perseguição a ladrões por uma escada em 1960. Na verdade o carro utilizado era uma Ferrari 250 GT/E preta). Esta foto de uma Giulia, uma das dezenas sobre a lenda, foi tirada de um filme.
A Spider foi desenhada por Pininfarina.
Em 1967 o famoso filme A Primeira Noite de um Homem, protagonizado por Dustin Hoffman deu status de celebridade à Alfa Romeo Spider (também conhecida por suas designações italianas "Duetto" ou "Osso di Seppia", ou ainda "round tail").
Na década de 70 a Alfa Romeo novamente entrou em crise financeira. O governo então privatizou a Alfa Romeo, passando o controle para a FIAT em 1986. Foi então criado um novo grupo empresarial - Alfa Lancia Spa - que se dedicou desde então à fabricação de carros Alfa Romeo e Lancia.
Na década de 70 a Alfa Romeo novamente entrou em crise financeira. O governo então privatizou a Alfa Romeo, passando o controle para a FIAT em 1986. Foi então criado um novo grupo empresarial - Alfa Lancia Spa - que se dedicou desde então à fabricação de carros Alfa Romeo e Lancia.
Antes de ser comprada pela FIAT, a Alfa Romeo sempre teve uma postura ousada no mercado, experimentando novas soluções nas pistas e utilizando-as na produção em série, mesmo com o risco de perdas comerciais. A Alfa Romeo sempre se caracterizou também pelo estilo controverso e pouco ortodoxo, que sempre levantaram discussões sobre estilo
A Alfa Romeo representa o fabricante de carros que permite uma condução esportiva para o motorista comum, oferecendo à apreciação o som característico de seus motores.
Em italiano, o dono de um Alfa Romeo é um "Alfista", e um grupo deles são "Alfisti". Alfa Romeo sempre tem em seus proprietários grandes defensores e muitos de seus carros se tornaram símbolos culturais. Também existem centenas de clubes de donos de Alfa Romeo ao redor do mundo.
Competição
Alfa Romeo 8C 2900 Mille Miglia de 1938 da coleção de Ralph Lauren
A Alfa Romeo alcançou grande sucesso em diversas competições: Formula 1, Protótipos, Turismo e Super Turismo. Pilotos independentes também participaram com sucesso de outras provas, incluindo ralis.
Em 1923 Vittorio Jano, que veio da FIAT, começou a projetar motores que deram à Alfa Romeo sucesso nas pistas até o fim da década de 30. Quando o projeto começou a mostrar fraqueza, Jano foi demitido.
Na década de 30 Tazio Nuvolari venceu a Mille Miglia pilotando um 6C 1750, cruzando a linha de chegada após uma incrível ultrapassagem sobre Achille Varzi sem os faróis, no meio da noite.
O modelo 8C 2300 venceu as 24 horas de Le Mans de 1931 a 1934. A Alfa Romeo abandonou as competições em 1933, quando o Governo Italiano assumiu o controle da empresa. Surge então a Scuderia Ferrari, incialmente como o braço de competições da Alfa Romeo (Enzo Ferrari pilotou para a Alfa antes de assumir a chefia da equipe, e logo a seguir passa a produzir seus próprios carros). Em 1935 uma Alfa Romeo pilotada por Nuvolari vence o Grande Prêmio da Alemanha. Em 1938 Biondetti vence a Mille Miglia pilotando um 8C 2900B Corto Spyder, desde então apelidado de modelo "Mille Miglia".
Em 1950 Nino Farina venceu o Campeonato Mundial de Formula 1 pilotando uma Alfa Romeo 158 com compressor; em 1951 Juan Manuel Fangio venceu pilotando uma Alfetta 159 (uma evolução do modelo 158, com um compressor de dois estágios). Outros títulos foram vencidos em 1975 e 1977, enquanto a Alfa Romeo 33 dominava a categoria de Protótipos de 1967 a 1977.
1910 Alfa Romeo 24HP
1921 Alfa Romeo G1
1923 Alfa Romeo RL
1924 Alfa Romeo P2
1924 Alfa Romeo RLSS-TF
1925 Alfa Romeo RL
1928 Alfa Romeo 6C 1500
1929 Alfa Romeo 6.C 1750
1929 Alfa Romeo 6C 1750
1930 Alfa Romeo 6C 1500
1930 Alfa Romeo 6C 1750 GS
1931 Alfa Romeo 6C 1750
1931 Alfa Romeo 8C 2300 Monza
1931 Alfa Romeo 8C 2300
1931 Alfa Romeo Tipo A
1932 Alfa Romeo 6C 1750
1932 Alfa Romeo 8C 2300
1932 Alfa Romeo P3 Tipo B
1933 Alfa Romeo 6C 1500 GSTF Brianza
1933 Alfa Romeo 6C 1750
1933 Alfa Romeo 8.C 2300
1933 Alfa Romeo 8C 2300 Le Mans
1933 Alfa Romeo 8C 2300 Monza
1933 Alfa Romeo 8C 2300
1933 Alfa Romeo 8C 2600
1933 Alfa Romeo Wynn-Bamford Special
1934 Alfa Romeo 6C 2300
1934 Alfa Romeo 8C 2300
1934 Alfa Romeo Tipo B P3
1935 Alfa Romeo 6C 2300
1935 Alfa Romeo 8C 35
1936 Alfa Romeo 8C 2900A
1937 Alfa Romeo 6C 2300B
1937 Alfa Romeo 8.C 2900B
1937 Alfa Romeo 8C 2900A
1937 Alfa Romeo 8C 2900B
1938 Alfa Romeo 6C 2300B
1938 Alfa Romeo 8C 2900 Mille Miglia
1938 Alfa Romeo 8C 2900B
1938 Alfa Romeo Tipo 158 Alfetta
1938 Alfa Romeo Type 308
1938 Alfa Romeo Volpi Monoposto
1939 Alfa Romeo 6C 2300
1939 Alfa Romeo 6C 2500 SS
1939 Alfa Romeo 6C 2500
1940 Alfa Romeo 6C 2500
1941 Alfa Romeo 8C 2900B Spyder
1942 Alfa Romeo 6C 2500
1945 Alfa Romeo 6C 2500
1946 Alfa Romeo 158 Alfetta
1947 Alfa Romeo 6C 2500 Sport
1948 Alfa Romeo 6C 2500
1949 Alfa Romeo 6C 2500
1951 Alfa Romeo 6C 2500
1951 Alfa Romeo 1900
1951 Alfa Romeo Gran Premio 159
1952 Alfa Romeo 6C 2500
1952 Alfa Romeo 1900C
1952 Alfa Romeo C52 Disco Volante
1953 Alfa Romeo 6C 2500S Bucci Special
1953 Alfa Romeo 6C 3000 CM
1953 Alfa Romeo 1900 Pinin Farina
1953 Alfa Romeo 1900 SS Ghia
1953 Alfa Romeo B.A.T. 5
1953 Alfa Romeo C52 Disco Volante
1954 Alfa Romeo 1900
1954 Alfa Romeo 2000 Sportiva
1954 Alfa Romeo B.A.T. 7
1954 Alfa Romeo B.A.T. 7
1954 Alfa Romeo Giulietta Berlina
1954 Alfa Romeo Giulietta Sprint
1955 Alfa Romeo 1900 CSS
1955 Alfa Romeo 1900 SS
1955 Alfa Romeo 2000 Sportiva Spider
1955 Alfa Romeo BAT 9
1955 Alfa Romeo Giulietta Berlina Prima Jerie
1955 Alfa Romeo Giulieta Bertone Spider
1955 Alfa Romeo Giulietta Prototype Bertone Spyder
1955 Alfa Romeo Speciale 1900 CSS
1956 Alfa Romeo 1900
1956 Alfa Romeo 2000 Sportiva Spider Coupé
1956 Alfa Romeo Giulietta Veloce
1956 Alfa Romeo Sprint Veloce Light Weight Bertone
1957 Alfa Romeo 1900 CSS
1957 Alfa Romeo 1900 Primavera
1957 Alfa Romeo 3500 Supersport
1957 Alfa Romeo Giulietta Spyder
1957 Alfa Romeo Giulietta Veloce Spider
1958 Alfa Giulietta SV Zagato Berlinetta
1958 Alfa Romeo Giulietta
1958 Alfa Romeo Giulietta Veloce
1958 Alfa Romeo Giulietta Veloce Sprint
1959 Alfa Romeo 2000 Spider
1959 Alfa Romeo Giulietta
1959 Alfa Romeo Giulietta Sprint Veloce
1959 Alfa Romeo Sprint Speciale
1959 Alfa Romeo Sprint Zagato
1960 Alfa Romeo 2000
1960 Alfa Romeo Giulietta Spider
1960 Alfa Romeo Giulietta Sprint Speciale
1960 Alfa Romeo Sprint Zagato
1961 Alfa Romeo Giulietta Ti
1962 Alfa Romeo Ghia Coupé
1966 Alfa Romeo Scarabeo
1967 Alfa Romeo Type 33 Stradale
1968 Alfa Romeo Carabo
1968 Alfa Romeo Cuneo
1969 Alfa Romeo Iguana
1969 Alfa Romeo Navajo
1971 Alfa Romeo Caimano
1972 Alfa Romeo Alffeta Coupé Pininfarina
1976 Alfa Romeo New York Taxi
1982 Alfa Romeo Capsula
1983 Alfa Romeo Delfino
1983 Alfa Romeo Zeta 6 Zagato
1989 Alfa Romeo SZ
1992 Alfa Romeo 164 Protéo
1992 Alfa Romeo Spider Monoposto
1996 Alfa Romeo Nuvola
1997 Alfa Romeo Scichera
1997 Alfa Romeo Sportut
1998 Alfa Romeo Dardo
1999 Alfa Romeo 156
1999 Alfa Romeo Bella
1999 Alfa Romeo Spider
2000 Alfa Romeo 156 SportWagon
2001 Alfa Romeo 147 GTA
2001 Alfa Romeo 147
2001 Alfa Romeo 156 GTA
2002 Alfa Romeo 147 GTA
2002 Alfa Romeo 156
2002 Alfa Romeo 166
2002 Alfa Romeo Brera Concept
2002 Alfa Romeo GTA
2003 Alfa Romeo 8C Competizione
2003 Alfa Romeo 147
2003 Alfa Romeo GT Coupe
2003 Alfa Romeo GTV
2003 Alfa Romeo Kamal
2003 Alfa Romeo Spider
2004 Alfa Romeo 147
2004 Alfa Romeo 156 GTA
2004 Alfa Romeo 166
2004 Alfa Romeo GTV
2004 Alfa Romeo Visconti
2005 Alfa Romeo 8C Spider
2006 Alfa Romeo 2,4 JTDM
2006 Alfa Romeo 159
2006 Alfa Romeo Brera
2006 Alfa Romeo Spider
2007 Alfa Romeo 8C Competizione
2007 Alfa Romeo Brera J5 Autodelta 3,2
2007 Alfa Romeo Spider
2007 GT Autodelta 3,7
2008 Alfa Romeo 8C Spider
2008 Alfa Romeo 147 CNC Costume National
2008 Alfa Romeo BAT 11
2008 Alfa Romeo Mi.To
2008 Alfa Romeo Unica
2009 Alfa Romeo 8C Competizione
2009 Alfa Romeo 159
2009 Alfa Romeo Brera Italia Independent
2009 Alfa Romeo Brera S
2009 Alfa Romeo MiTo
2009 Alfa Romeo MiTo GTA Concept
2010 Alfa Romeo 2uettottanta Concept
2010 Alfa Romeo Giulietta
2010 Alfa Romeo MiTo 1.4 MultiAir
2010 Alfa Romeo MiTo 1.4 MultiAir Quadrifoglio Verde
2010 Alfa Romeo Pandion Concept
2010 Alfa Romeo TZ3 Corsa Coupe
2010 Alfa Romeo Spider Concept
Fonte: http://www.conceptraz.com
Muito bom esse post, completo.
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