domingo, 19 de junho de 2011

Alta

História Alta

O carro e a Companhia de Engenharia de Alta era um britânico de esportes e de corrida de carros fabricante, conhecido simplesmente como Alta . Seus carros impugnada cinco Campeonato Mundial de corridas entre 1950 e 1952, bem como Grand Prix eventos anteriores a este. Eles também forneceu motores para um pequeno número de outros construtores, mais notavelmente o Connaught e HWM equipes.

História antiga

A empresa foi fundada pelo engenheiro Geoffrey Taylor em Surbiton , Surrey , e produziu seu primeiro automóvel em 1929. primeiro veículo Alta foi um carro esportivo movido por um motor 1.1L, com uma de alumínio bloco, camisas molhadas e eixo orientado sobrecarga duplo comando de válvulas , que Taylor mesmo projetou. Foi oferecido em condições normais ou supercharged forma dar 49 ou 76 cv . A escolha de 4 marchas não sincronizadas ou pré-seletor caixas estava disponível. Estes foram montados em um baixo-lanç do chassi de quadro com abertura de dois ou quatro instâncias do banco. Treze foram feitos, dos quais cinco são pensadas para sobreviver.

Um pré-Segunda Guerra Mundial (c. 1938) Alta modelo de competição equipadas com duplo rodas traseiras, para maior tração em eventos hillclimb.

Este projeto, e sua posterior 1.5L e 2L carros irmã, vendidos de forma constante, mas em número limitado, até a eclosão da guerra em 1939. Com a opção de alimentação mais o carro era capaz de 120 mph (190 km / h) e 0-60 km / h em 7 segundos. Em 1937 a empresa introduziu frente suspensão independente para o chassi. Eles se tornaram populares entre os pilotos do clube devido à sua capacidade de ser convertido facilmente de 1.5L de 2L ou vice-versa , permitindo que os pilotos com um orçamento limitado para contestar mais de uma classe sem ter que comprar um segundo carro.

Uma guerra de pré-modelo de competição Alta, em circuito de corridas de guarnição.

Em 1934 Taylor produziu a Alta primeiro a ser concebido exclusivamente para a competição. O resultado de pouco peso, off-set único assento voiturette carros conseguido uma boa reputação em provas mais curtas, tais como rampas , sprints e tempo ensaios . Uma vez mais, interessados ​​em Alta de preços, em comparação com o cara ERA modelos, resultou em muitas vendas para pilotos amadores. No entanto, a falta de confiabilidade manteve o nome Alta fora da longa distância Grand Prix eventos. Um projeto voiturette revista surgiu em 1937, com suspensão dianteira independente. George Abecassis tido algum sucesso com este projeto, ganhando uma série de eventos antes da guerra interrompida. Como a guerra se aproximava, Taylor foi elaboração de projetos para um novo motor reto-8 e um voiturette de terceira geração, desta vez com plena suspensão independente . Este carro foi passado antes da guerra muito avançadas para sua época, e foi quase completa no final de 1939. No entanto, logo que a guerra foi declarada, Alta capacidade de produção foram entregues ao esforço de guerra ea produção de novos desenhos foram interrompidas.

Pós-guerra

Alta GP

Apesar do diminuto tamanho da Alta, e seu status como um fabricante de automóveis da estrada principal, Alta foi de facto os ingleses primeiro construtor a produzir um novo Grand Prix após o final da Segunda Guerra Mundial . Austeridade limitações de matérias-primas não parou Taylor produção de início de projetos que ele tinha vindo a desenvolver ao longo dos anos de guerra, ea Alta GP carro apareceu em 1948. Ele também reiniciou a produção do curso carros desportivos de estrada, embora sem aprofundamento financiamento a popularidade desses modelos rapidamente desapareceu. Antes de 1948, o último pré-guerra Alta foi campanha com variados graus de sucesso.

A Alta GP carro foi uma evolução do projeto do pré-guerra, mas foi movido por um motor 1.5L supercharged, desenvolvendo cerca de 230 cv , e manteve o 4-velocidade caixa de pré-selecção dos carros antes da guerra. Taylor desenvolveu o projeto da suspensão independente ainda, a introdução de triângulos e buchas de ligação de borracha. O primeiro carro foi fornecida a corsário motorista George Abecassis , que fez campanha durante todo 1948 e em 1949, mas terminou somente uma vez. Abecassis iria passar a usar motores Alta para o seu poder HWM 1951-1955 da equipe.

Modificações foram feitas para a carroçaria e gearchange para o 1949 e 1950 subseqüentes GP2 e GP3 veículos, GP3 também ganhar um supercharger, em duas fases. Mais uma vez eles foram construídos por encomenda, e fornecidos aos Geoff Crossley e Joe Kelly , respectivamente. Crossley tomou a GP2 de 1949 Grande Prêmio da Bélgica, mas só conseguiu o sétimo lugar. Em 1950, ele estabeleceu uma série de recordes de velocidade de 50 km, 50 km e 100 km no Montlhéry circuito. Kelly concentrados principalmente nas corridas de irlandeses, e seu melhor resultado foi o terceiro nos 1952 Ulster Trophy . Ambos os pilotos tomaram seus respectivos chassis para o British Grand Prix 1950 , a primeira Formula One World Championship corrida. No entanto, enquanto Kelly terminou, ele foi não classificado; Crossley aposentado com uma falha de transmissão.

Kelly posteriormente realizada uma ampla modificação e trabalhos de reconstrução no GP3, executando-o como a Corrida de Automóveis Irlandês (IRA) carro durante 1952 e 1953. Sua mudança mais significativa foi para substituir o motor Alta com uma Bristol unidade.

Alta F2

Um F2 Alta com a capota removida.

Falta o financiamento necessário para desenvolver um Fórmula Um sucessor para o design de GP, Taylor decidiu mudar-se para os juniores Fórmula Dois categoria. O motor foi produzido um 1970 cc de 4 cilindros em linha, naturalmente aspirado, unidade, desenvolvimento de cerca de 130 cv (97 kW; 132 PS). Infelizmente, o próprio projeto do chassi Alta seguiu o carro do GP anterior de muito perto, e isso resultou em um carro com excesso de peso considerando o reduzido poder extremamente disponíveis os motores unsupercharged. Tony Gaze e Gordon Watson tomou F2 / 1 e F2 / 2 em uma turnê europeia corridas, mas bons resultados foram difíceis de conseguir.

Na verdade, o chassis F2 era tão parecido com o desenho que o GP GP incompleto / 4 da máquina foi convertido e tornou-se F2 / 3, apesar de esta máquina não foi mais bem sucedido do que seus irmãos. F2 / 4 em matéria de construção e foi vendida, antes de Peter Whitehead uma encomenda para o que viria a se tornar o carro Alta última construída: F2 / 5. Esta foi a F2 Alta só deve ser inscrita para Campeonato Mundial de Grands Prix eventos, primeiro dirigido por ele mesmo no GP da França 1952 , e depois por seu meio-irmão Graham Whitehead em 1952 British Grand Prix . Nem correr produziu um acabamento pontos, mas isso não era para ser a última vez que o nome apareceu em Alta Formula One.

Alta do fornecedor de motores

Um Alta 4 straight- motor, instalado em um Connaught Type C, carro de Fórmula Um de 1959.

Enquanto o motor F2 poderia ter sido esmagada por chassis "o grosso, ajustes feito por Peter Whitehead para a unidade em seu carro, mostrou que o projeto tinha potencial tuning. motores de Alta já havia sido utilizado pelo HWM equipe desde 1949, e desde 1953 muitos mecânicos mais viria a conhecer o Taylor-usina projetada. Peter Whitehead mostrou o caminho, removendo o motor de F2 / 5 e instalá-lo em um Cooper T24 chassis, que funcionou no 1953 British Grand Prix . Também presente na Silverstone nesse dia foram nada menos que quatro carros movidos a HWM Alta. HWM teve, no ano anterior, o que marcou foi a única vitória significativa Alta, quando Lance Macklin ganhou o 1952 BRDC International Trophy corrida em Silverstone . Nos poucos anos seguintes motores 1.5L e 2.5L Alta iria encontrar o seu caminho para muitos britânicos construíram candidatos F1, o mais bem sucedido dos quais foram Connaught e Cooper. Em última análise, o motor viria a ser capazes de aproximadamente 240 cv (179 kW; 243 PS). Com o colapso de Connaught, em 1959, o nome de Alta desapareceu da Formula One para o bem.

A história recente

Geoffrey Taylor morreu em 1966 na idade de 63 anos. Em 1976, seu filho, Michael tentou reanimar o nome de Alta com um Fórmula Ford carro, mas não foi bem sucedida. Um punhado dos esportes do pré-guerra e carros de assento único sobreviver, todos de propriedade privada. GP101, que era originalmente de propriedade de George Abecassis , foi reconstruída por Phil Scragg como um carro de subida de montanha e ainda está em uso. F2 / 5 se reuniu com seu grupo motopropulsor original e tem participado em vários histórico encontro de corridas nos últimos anos, incluindo a reunião de 1999 de Goodwood Revival.


1935 Alta 2-Litre


1935 Alta 2-Litre


1935 Alta 2-Litre


1935 Alta 2-Litre

 

Fonte: http://www.conceptcarz.com/


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