quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

AD Tramontana

História a.d. Tramontana

D.C. Tramontana é uma empresa europeia que representa uma nova geração de engenheiros empreendedores. A empresa está localizada na bela Costa Brava, perto de Barcelona (Espanha), um lugar que tem sido uma grande fonte de inspiração criativa. Nosso objetivo é aplicar a criatividade em todos os aspectos do processo de manufacutring automotivo, a partir da concepção e construção do veículo com o modelo de distribuição exclusiva.

O Tramontana incorpora um conceito revolucionário que incorpora a precisão técnica, design personalizado e artesanal de qualidade superior. O último veículo do desejo, emoção e entusiasmo, com base nas curvas de racionalização dos ventos na Costa Brava ... uma obra de arte atemporal.

a.d. Tramontana R-Edition, ou mais do mesmo em espanhol

Versão esportiva do supercarro espanhol tem dados de desempenho piores que os do modelo original

Em março de 2007 nós falamos pela primeira vez do a.d. Tramontana, um supercarro espanhol que estava sendo apresentado no Salão de Genebra daquele ano. Ele tinha 720 cv e pesava 1.250 kg. Dois anos depois, eis que a empresa de sangue quente anuncia querer esquentá-lo um pouco mais. E o resultado é a R-Edition, um carro que tem 720 cv e 1.268 kg. Deu para entender? A gente explica.

A A.D. Tramontana deveria esperar vender seu modelo em todas as 12 unidades anuais planejadas, mas isso não deve ter acontecido. Para chamar a atenção, a empresa deve ter pensado em anunciar uma versão ainda mais esportiva do veículo. O problema foi ter feito isso sem que a nova versão ofereça desempenho melhor do que o do modelo original.

O R-Editiont também tem motor 5,5-litros V12 biturbo, com cilindros a 60º, de origem Mercedes-Benz, mais especificamente AMG. Com 720 cv a 5.750 rpm e 1.100 Nm, ele pode ser amansado, para 550 cv a 5.000 rpm e 890 Nm, com um mero toque em um botão no painel. Para piorar, ele é mais pesado que o modelo original: seu peso, a seco, passou de 1.250 kg a 1.268 kg. A promessa de 12 unidades anuais continua.

Considerando que o a.d. Tramontana tem quase 5 m (4,90 m, para ser mais exato), isso é relativamente pouco. O baixo peso é conseguido com um monocoque de fibra de carbono com chassi de alumínio, com sete zonas de deformação diferentes, o que o torna, de acordo com a fabricante catalã, tão seguro quanto um veículo de Fórmula 1.

O peso ajuda o carro a atingir a máxima de 325 km/h (limitada eletronicamente) e os 100 km/h em 3,6 s, segundo a fábrica. O modelo mostrado há dois anos teria velocidade máxima de 345 km/h e iria de 0 a 100 km/h em 3,7 s.

Todo o restante continua igual. O a.d. Tramontana tem cabine, não habitáculo, como qualquer outro veículo. Sua inspiração aeronáutica justifica o qualificativo. Confira nas fotos: a parte de cima do carro se abre como em jatos de ataque.

O carro pode ser inteiramente personalizado, não só quanto a acabamento e escolha de cores, mas também à própria ergonomia do carro. Cada cliente será medido e pesado para que os comandos de seu carro fiquem na posição mais confortável para ele. Dessas medidas dependerá a posição do volante, dos pedais, da alavanca de câmbio e até das maçanetas de abertura das portas.

O cliente também pode escolher o acerto de comportamento do carro. Ele pode ser mais voltado para uso em pistas de competição, para circuitos travados, para dirigir em estradas sinuosas, típicas de montanhas, e qualquer outra especificação desejada pelo comprador.

Tramontana foi o nome escolhido para o carro por se tratar de um vento querido aos espanhóis, que sopra algumas vezes por ano, atingindo rajadas de mais de 200 km/h. A referência óbvia a velocidade não poderia deixar de trazer um toque de identidade, mais do que espanhola, catalã.



 a.d Tramontana


a.d. Tramontana


a.d. Tramontana


 a.d. Tramontana


 a.d. Tramontana R Edition


  a.d. Tramontana R Edition


  a.d. Tramontana R Edition


 a.d. Tramontana R Edition


 a.d. Tramontana R Edition

  
 a.d. Tramontana R Edition


Fonte: a.d. Tramontana
Fonte: Gustavo Henrique Ruffo



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