sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Agajanian

História de Agajanian

JC Agajanian feito muitos carros de corrida de sucesso e drivers. Aos 22 anos, Troy Ruttman pilotou este Agajanian Especial para a vitória no Indianapolis 1952 500. Embora o carro pegou fogo em um pit stop de rotina, Ruthman reiniciado e terminou em primeiro lugar, a uma velocidade média de mais de 128 milhas por hora. Seu concorrente mais próximo, Bill Vukovich, foi eliminado quando ele bateu em uma parede com apenas cinco minutos para ir embora. Para melhorar o poder de parada, carros de corrida como o Agajanian especiais foram equipadas com freios a disco, que tinha sido utilizado em aviões militares durante a Segunda Guerra Mundial para que possam pousar com segurança em pistas curtas.

Especial Agajanian 1952

Joshua "JC / Aggie" Agajanian (16 junho de 1913 - 05 de maio de 1984) foi uma figura influente na história do automobilismo americano. Ele era um promotor e proprietário do carro de corrida.

Agajanian nasceu em San Pedro, Califórnia, apenas seis meses depois que seu pai tinha imigraram para os Estados Unidos, com toda sua família, incluindo alguns primos, fora da Arménia devastado pela guerra. Ele cresceu como um homem trabalhador jovem.

Aos 18 anos, Agajanian tinha guardado dinheiro suficiente para comprar um carro de corrida. Quando ele contou a seu pai que ele iria se tornar um piloto de corridas, a reação do ancião Agajanian não era o que o joven Aggie esperava. Olhando o carro na garagem, o pai disse ao JC: "Então você vai ser um piloto de corridas, tudo bem. Só algumas coisas que eu quero que você faça primeiro. Vá dizer adeus à sua mãe, pegue suas malas já que não vai estar vivendo mais aqui e, enquanto você está nisso, mudar seu nome."

O jogo de corridas foi brutal na década de 1930. pilotos morriam quase todas as semanas nas ovais de terra do Sul da Califórnia, e o pai de Agajanian compreensivelmente não queria que seu filho se tornasse mais uma estatística. Um acordo foi estabelecido em cima. JC poderia manter o carro, mas apenas na qualidade de proprietário. JC acordado e aos 18 tornou-se talvez um dos mais novos proprietários de carros em corridas de automóveis. Apesar de nunca Agajanian tera alcançado seu sonho de infância em se tornar um piloto de corrida, ele fez quase tudo, de promover corridas para construir carros e motoristas descobrindo.

Ao promover uma corrida sob o sol escaldante do deserto do Arizona, Agajanian comprou um chapéu de cowboy Stetson para proteger a cabeça. O chapéu tornou-se marca registrada de Aggie e ele raramente era visto sem ele. Suas marcas registradas eram um chapéu de cowboy e botas de salto alto feitos especialmente para ele na Espanha.

O herdeiro de uma fortuna armênia construída sobre suinocultura e coleta de lixo. JC foi parcial para o número "98" e usou o seu número de Indianápolis, Sprint e carros de Midget, uma tradição que continua por gerações na família. Ele foi fundamental no desenvolvimento da tomada de ar para mudanças mais rápidas de pneus em Indianápolis e em 1930 foi presidente da Associação Ocidental Racing. Sua experiência de organizador da corrida atravessava o país e se tornou o organizador da primeira corrida para apresentar 250 Estados Unidos eventos Automóvel Clube, que vão desde corridas Anões como a tradicional Noite do Grande Prémio da Turquia em sua amada Ascot Park em Gardena, Califórnia (hoje realizada na rodovia Irwindale) , para numerosos Campeonato Dirt corridas de carro em pistas de feiras do estado.

De 1948 até 1971, seus carros conquistou três pole positions para as 500 Milhas de Indianápolis, conjunto de quatro registos e venceu a corrida duas vezes. Troy Ruttman (1952) e Parnelli Jones (1963) ganharam os 500 em máquinas Agajanian.

"Eu nem sabia que meu pai era careca, até que eu era um adolescente", brincou o filho, JC Agajanian Jr. "Ele usava o mesmo chapéu de se sentar para o café da manhã. Minha mãe estava sempre com ele sobre isso. "
Pilotos para Agajanian notáveis incluem: Bill Vukovich II, Walt Faulkner, Troy Ruttman e Parnelli Jones.

Troy Ruttman venceu a 500 Milhas de Indianápolis em 1952 e, a partir de 2007, ele é o mais jovem vencedor da corrida.

De 1950-1960, a 500 Milhas de Indianápolis também contou para o campeonato do Mundo "(hoje sinônimo de Formula 1), embora a maioria dos pilotos não competem em outras corridas no campeonato. Ruttman foi a primeira 500 Milhas de Indianápolis vencedor para participar de um evento de Fórmula Indy 1952, a vitória da Indy 500 Milhas lhe valeu a distinção de ser o piloto mais jovem a vencer uma etapa do Campeonato do Mundo, uma honra que ocupou até Fernando Alonso 2003 venceu o Prémio da Hungria Grande.

O Indianapolis 500 Mile Race, muitas vezes abreviado para Indianapolis 500 ou 500 milhas de Indianápolis e conhecido simplesmente como a 500, é uma corrida automobilística americana, que acontece anualmente no final de semana do Memorial Day no Indianapolis Motor Speedway, em Speedway, Indiana. O evento empresta seu nome à classe IndyCar, ou fórmula, de carros rodas abertas de corrida que já competiram na mesma.

O evento, anunciado como o maior espetáculo em corridas, é um dos mais antigos e considerado um dos três mais importantes, motorsports eventos no mundo. Embora a presença oficial não é divulgado pela administração Speedway, com uma capacidade permanente de mais de 257.000 pessoas e lugares de terreno arável que levanta ainda mais a capacidade de um 400.000 aproximadamente, é o maior evento esportivo de um único dia no mundo.

1952: Bill Vukovich leva 150 voltas até sua quebra do pino de direção e ele cai no colo de 192. Vinte e dois anos, Troy Ruttman leva a bandeira de xadrez, o vencedor mais jovem de sempre. Na pole para a corrida de '52 foi piloto a diesel Fred Agabashian de que sucumbiu a problemas supercharger no regaço 71.


1952 Agajanian Special


1952 Agajanian Special


1952 Agajanian Special


1952 Agajanian Special 4




Nenhum comentário:

Postar um comentário